terça-feira, maio 21Campos Altos - Minas Gerais - Brasil

Vigilância epidemiológica divulga dados sobre Dengue em Campos Altos

A cidade de Campos Altos, assim como várias cidades da região, vem registrando alguns casos de Dengue no município. Neste momento são 08 casos confirmados e 105 notificações. Os cuidados devem ser redobrados e a luta tem que ser constante contra o mosquito Aedes Aegypti

Caso suspeito de dengue clássico – paciente que tenha doença febril aguda, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retroorbital, mialgia, artralgia, prostração, exantema. Além desses sintomas, deve ter estado nos últimos quinze dias em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti.

Caso confirmado de dengue clássico – é o caso confirmado laboratorialmente. No curso de uma epidemia, a confirmação pode ser feita através de critério clínico-epidemiológico, exceto nos primeiros casos da área, que deverão ter confirmação laboratorial.

Notificação – Por ser uma doença de notificação compulsória, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser comunicado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica, o mais rapidamente possível. Este deverá informar, imediatamente, o fato à equipe de controle vetorial local para a adoção das medidas necessárias ao combate do vetor. Em situações epidêmicas, a coleta e o fluxo dos dados devem permitir o acompanhamento da curva epidêmica, com vistas ao desencadeamento e avaliação das medidas de controle.

Algumas medidas importantes para evitar o mosquito transmissor da Dengue.

Evite o acúmulo de água.

Coloque tela nas janelas.

Coloque areia nos vasos de plantas.

Seja consciente com seu lixo.

Coloque desinfetante nos ralos.

Limpe as calhas.

Piscinas e aquários.

Confira abaixo um gráfico com os números de notificações a partir de janeiro de 2019: