quinta-feira, junho 27Campos Altos - Minas Gerais - Brasil

Câmara Municipal entrega homenagem a Professor da UFV-MG

Conhecido por Professor Fiuza, o Doutor Paulo Sérgio Fiuza Ferreira é natural do Rio de Janeiro e por 45 anos foi professor titular da Universidade Federal de Viçosa – MG, onde atuou como pesquisador e responsável do Museu Regional de Entomologia da UFV – MG Universidade Federal de Viçosa; possui 104 artigos publicados em revistas, autor de vários capítulos de livros e jornais. Obteve seu título de mestrado na Universidade Federal do Paraná em 1978, sob a orientação do professor Jesus Santiago Moure. Posteriormente obteve seu título de Doutorado (Ph.D.) pela Texas A&M University em 1993, no Estado do Texas nos Estados Unidos sob a orientação de Joseph Carol Schaffner e Pós-doutorado no Museu Smithsonian de História natural, em Washington, capital dos Estados Unidos em 2002 sob a orientação de Thomas Henry.

Trouxe amigos pesquisadores internacionais e alunos de mestrado e doutorado para estudos em Campos Altos, obteve grande êxito principalmente ao descobrir novas pragas que danificam lavouras de café, outras que auxiliam no controle biológico, contribuindo muito para o levantamento da entomofauna, antes nunca estudada na região. Em 2009, Professor Fiuza homenageou seu cunhado Heron Reger de Carvalho dando seu nome a uma nova espécie de inseto que recebeu o nome de Perissobasis heroni, encontrada em uma de suas lavouras de café; essa pesquisa foi publicada na revista Zootaxa em 2009.

Professor Fiuza é uma autoridade internacional e especialista no estudo de percevejos mirídeos neotropicais, e graças a ele, Campos Altos se destacou em muitas teses de mestrado e doutorado além de trabalhos publicados em revistas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

E por isso, os vereadores Luciano e Maiquinho, membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual dos Campos Altos propuseram esta homenagem ao ilustre Doutor Paulo Sérgio Fiuza Ferreira, aprovada por todos edis.