terça-feira, julho 16Campos Altos - Minas Gerais - Brasil

Campos Altos terá serviço aéreo médico do SAMU

Cistrisul reúne prefeitos e secretários de saúde para debater serviço aéreo médico do Samu; encontro aconteceu na AMPLA em Araxá.

Aconteceu na tarde do dia 24 de junho no auditório da AMPLA – Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá, uma importante reunião para abordar a contratação da equipe multiprofissional (médicos e enfermeiros) e para apresentar aos Prefeitos e Secretários de Saúde os critérios de funcionamento do helicóptero que serve o Samu Regional (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), utilizado em casos de emergência através do Cistrisul (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul) que representa 27 municípios e é presidido pelo prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires.

O Prefeito de Campos Altos participou desta importante reunião na AMPLA, onde o projeto foi apresentado a Presidente da Associação Liliane Venâncio e alguns prefeitos conveniados que se fizeram presentes. A região Alto Paranaíba deverá muito em breve contar com suporte aéreo (Helicóptero) para atendimento de urgência e emergência nas cidades que fazem parte da AMPLA, tendo o atendimento ampliado com o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) de Uberaba. “Estamos situados as margens da BR-262, onde são contabilizados vários acidentes, não podemos deixar as estatísticas subindo, este investimento será pequeno aos município e o retorno deverá ser algo grandioso através do salvamento de vidas humanas.” Lembrou o Prefeito de Campos Altos ao ser questionado.

A ideia inicial do projeto, segundo apresentado na AMPLA, era começar com uma estrutura terrestre. Mas, com a evolução das gestões em torno do assunto, o consórcio foi informado pelo Governo do Estado que seria disponibilizado inicialmente o helicóptero pela agilidade no atendimento