quarta-feira, agosto 21Campos Altos - Minas Gerais - Brasil

Cessão dos prédios da Estação Ferroviária de Campos Altos

Prefeito, Secretário Municipal de Cultura e Turismo e assessor jurídico de Campos Altos participam de audiência na procuradoria da república em Uberaba para tratarem sobre a cessão dos prédios da estação ferroviária para o uso do município.

O Prefeito Municipal de Campos Altos, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny F. Martins e o Advogado Dr. Alexandre C.L de Oliveira, participaram no dia 22 de julho de uma audiência na Procuradoria da República na cidade de Uberaba, participaram da audiência representantes da VLi/FCA e o Procurador da República Dr. Thales Messias Cardoso.

A audiência teve como objetivo tratar a viabilização da execução do projeto apresentado pelo Município de Campos Altos para a restauração, preservação e destinação da Estação Ferroviária de Campos Altos junto aos representantes da FCA. Inquérito Civil nº 1.22.002.000250/2018-44: “Adoção de providências para restauração e destinação cultural da Estação Ferroviária Central de Campos Altos/MG, antigo bem da Rede Ferroviária Federal, atualmente arrendado à Ferrovia Centro-Atlântica S.A.” sobre a cessão dos prédios da Estação Ferroviária para o município de Campos Altos.

Ficou acordado na audiência que a VLi/FCA, terá prazo até o dia 15 de outubro para apresentar um projeto para adequar um novo local para se instalarem e assim liberarem os prédios da estação, que hoje são utilizado pela empresa. Após a liberação do local pela VLi/FCA, os prédios da Estação Ferroviária serão cedidos definitivamente ao município, para restauro e instalação do “Centro Cultural de Campos Altos”.

O projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo propõe novo uso para os prédios da Estação Ferroviária, que receberão: o escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local, sala de exposições (museu), memorial da ferrovia e da cidade, nova sede para Biblioteca Pública Municipal e auditório multiuso. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “Centro Cultural de Campos Altos”.