segunda-feira, outubro 14Campos Altos - Minas Gerais - Brasil

10º Conferência Municipal de Assistência Social

Secretaria de Desenvolvimento Social e CMAS realizam 10º Conferência Municipal de Assistência Social em Campos Altos.

No dia 30 de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com  Conselho Municipal de Assistência Social de Campos Altos, realizou a 10º Conferência Municipal de Assistência Social, no salão D’alvas Buffet em Campos Altos. Trata-se da segunda conferência de assistência social realizada nesta gestão. A conferência é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS) preconizam as conferências como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social no município e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A 10º Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, com palestra proferida por Lorena Karolina Dantas Nascimento – Assistente Social e Marco Antônio dos Santos – Psicólogo. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Leonice de Fátima Nunes, falou das oportunidades oferecidas no evento: “Esse espaço de mobilização é visto como oportunidade para que os usuários dos serviços, programas, projetos e benefícios sócio assistenciais, sejam protagonistas na tomada de decisões sobre a Assistência Social local.”.

O Prefeito Municipal, Paulo Almeida, acompanhou toda a realização da conferencia e também falou da realização: “Proporcionar esse momento de mobilização é fundamental para dar acesso à comunidade às informações e proporcionar articulação, debates, exercendo a garantia de direitos e o acesso a políticas públicas elaboradas de forma democrática nesses espaços coletivos ou seja, o controle social significa a sociedade no controle.” Afirmou o Prefeito.  Após os debates, foram deliberadas propostas para os níveis de gestão Municipal, Estadual e Federal. As deliberações são propostas a serem apresentadas visando a melhoria da Política de Assistência Social nos três níveis de governo, municipal, estadual e federal e também para eleger os delegados (a) para participarem das conferencias estadual e federal.