segunda-feira, outubro 14Campos Altos - Minas Gerais - Brasil

Campanha Setembro Amarelo

ROTARY CLUB DE CAMPOS ALTOS ENGAJADO NA CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Por iniciativa do Rotary Club de Campos Altos,  na sede do clube, foi realizada no dia 12 de Setembro, uma palestra feita pela psicóloga Carolina Farias Nogueira, sobre o tema PREVENÇÃO AO SUICÍDIO- A DOR SILENCIOSA, em face a CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO.

Conforme todos sabem, a família rotária sempre está atenta aos problemas de saúde física e mental da humanidade.

E uma grave questão de saúde, o  suicídio mata 800 mil pessoas por ano e no entanto, ainda assim, continua sendo um tabu..

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, são 800 mil óbitos por ano, o que ultrapassa a soma global de homicídios (464 mil em números do Global Study on Homicide, 2019).

E sendo assim, a palestrantes Carolina expôs muito brilhantemente as causas, os sinais que a pessoa que está com problemas dá antes de tirar a sua própria vida.

Nesta palestra a psicóloga demonstrou para os presentes, tanto rotarianos, casa da amizade e principalmente para os jovens do Interact Club de Campos Altos, como identificar a dor, como ajudar e onde buscar ajuda.

Esse tema merece desmistificação e é preciso que se fale abertamente, pois tornou-se um problema de saúde pública.

O suicídio é ainda uma palavra como era o câncer anos atrás. E infelizmente, há uma visão de que o suicídio é uma escolha. Ele não é uma escolha. Quem se mata está se sentindo sem saída, sem esperança!!

Parabéns aos rotarianos de Campos Altos pela iniciativa, através de sua presidente Dra Alba Waleria H. Franco,  e em especial a psicóloga Carolina que tão bem conduziu o tema, de maneira clara, objetiva e direcionada a várias faixas etárias de público que ali ouviram as explanações em total atenção.