quinta-feira, fevereiro 20Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Atendimento aéreo

Aeronave Arcanjo VI da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas de Uberaba/MG realiza mais um atendimento em Campos Altos.

A cidade de Campos Altos tem o privilégio de contar com a Aeronave Arcanjo VI da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas de Uberaba/MG em atendimentos de extrema urgência que ocorrem na cidade, isto porque a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde realizou convênio com o Cistrisul (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul) que atende 27 municípios da região de Uberaba/MG, a qual Campos Altos faz parte. O início dos atendimentos pela aeronave ocorreu em junho de 2019.

O Secretário de Saúde, Elias Borges Rodrigues e o Prefeito Municipal participaram de várias reuniões para tratar do convênio para o atendimento aéreo. No dia 24 de junho de 2019 o Prefeito Municipal inclusive, esteve na sede da AMPLA – Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá para conhecer como seria os atendimentos e o custo do convênio para cada município associado, tendo a cidade de Campos Altos que pagar através de rateio o valor de R$ 700,96 (setecentos reais e noventa e seis centavos) mensais. A reunião ainda abordou a contratação da equipe multiprofissional (médicos e enfermeiros) e os critérios de funcionamento do helicóptero que serve ainda ao Samu Regional (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

De junho de 2019 até janeiro de 2020, a aeronave realizou quatro atendimentos em Campos Altos. Dois casos relacionados a gestantes e aos seus bebes recém-nascidos, mais um caso de paciente baleado e por fim um caso de agressão domestica onde um homem desferiu vários golpes de objeto cortante em sua parceira. O Prefeito de Campos Altos falou da importância de ter a aeronave realizando atendimentos na cidade. “Estamos situados as margens da BR-262, onde são contabilizados vários acidentes, não podemos deixar as estatísticas subindo, este investimento financeiro é pequeno aos cofres do município se compararmos a sua importância. O retorno ao investimento é algo grandioso através do salvamento de vidas humanas.” Lembrou o Prefeito de Campos Altos ao ser questionado.

A expansão das operações aéreas faz parte do planejamento estratégico do CBMMG e do programa de expansão do atendimento, que prevê a presença do Corporação em 124 municípios mineiros até 2026. As aeronaves distribuídas em bases escolhidas estrategicamente pelo Estado auxiliam o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em outro programa, que idealiza a redução do tempo entre o acionamento dos bombeiros e chegada ao local da ocorrência.

Deixe uma resposta