domingo, abril 11Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Reforma da Estação Ferroviária

A reforma dos prédios da Estação Ferroviária de Campos Altos e seu entorno tiveram início no mês de novembro de 2020 e está sendo baseada no PROJETO DE RESTAURO, COMPLEMENTARES E REQUALIFICAÇÃO ARQUITETÔNICA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos no ano de 2014.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural aprovou o projeto de reforma, com algumas ressalvas, que a FCA/VLi providenciou, escolheu as novas cores dos prédios e está acompanhando as obras, por ser tratar de um bem patrimonial tombado pelo município, no ano de 2004.

Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos: Rideny Ferreira Martins, fiscalizando as obras.

Após a conclusão da reforma, o local será entregue aos cuidados do município pelo DNIT. Em seguida a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fará a adaptação do local, mudanças, compra de imobiliários e equipamentos, acerto dos detalhes, entre outros, para que assim seja implantado o “Centro Cultural de Campos Altos”. A previsão de todo este processo é de 1 (um) ano. A inauguração provavelmente será no inicio do ano de 2022.

O projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, produzido no ano de 2014, propõe novo uso para os prédios da Estação Ferroviária. Após a reforma e cessão dos prédios ao município, o local receberá: o escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local, sala de exposições (museu), memorial da ferrovia e da cidade, nova sede para Biblioteca Pública Municipal e auditório multiuso. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “Centro Cultural de Campos Altos”.

 A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pleiteia a cessão de uso dos prédios da Estação Ferroviária para o munícipio a mais de 10 (dez) anos. Durante todo esse período foram realizadas dezenas de reuniões com a FCA, VLi, DNIT e Ministério Público, nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Uberaba e Campos Altos, para tratar do assunto. E agora, finalmente este sonho esta próximo de ser concretizado.

Tudo isto só foi possível devido ao empenho da atual administração, junto ao Ministério Público e ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, que instaurou o inquérito civil, para enfim resolver o impasse que existia entre o município e a FCA. (A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos apresentou o projeto de restauro da estação ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, no ano de 2017).

 Confira o que disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Ferreira Martins, sobre essa importante conquista: “Este é um sonho antigo que temos e batalhamos há anos para conquistarmos. E agora depois de muita luta e empenho estamos conseguindo concretiza-lo. Em breve teremos um “Centro Cultural”, instalado nos prédios da Estação Ferroviária que possuem mais de 100 anos de história e onde se deu o início de nossa cidade. Mais um ponto turístico e de visitação. Toda a cultura de Campos Altos será reunida em um local único, no centro da cidade. Uma grande conquista para o setor cultural, do patrimônio histórico e turístico de nosso município. Estou muito feliz por conseguir desenvolver mais este grande projeto para Campos Altos”.

Estação Ferroviária – modelo ilustrativo de como ficará o local após a reforma e instalação do “Centro Cultural de Campos Altos”. As cores azul e branco foram escolhidas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, remetendo a como era a estação há anos atrás.

Deixe uma resposta