domingo, junho 20Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Governo de Minas conquista 1º lugar em duas categorias de prêmio do BID

AGÊNCIA MINAS

Inter-American Development Bank headquarters at Washington, D.C.

Governo do Estado conquistou duas vezes o lugar mais alto do pódio na VI Edição do Prêmio Gestão de Resultados para o Desenvolvimento (GpRD), promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na categoria Planejamento Estratégico, o 1º lugar ficou com a Cohab Minas, com o projeto “Redução da Estrutura do Estado com Ampliação da Atuação na Política Habitacional”. Já na categoria Geral, o destaque principal foi o Programa Minas Comunica II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O prêmio do BID tem como objetivo reconhecer as boas práticas da gestão pública em países da América Latina e Caribe. É voltado para gestores públicos que lidam com temas como orçamento e investimentos públicos, planejamento estratégico, gestão de projetos e programas, monitoramento e avaliação de políticas públicas, observatório de políticas públicas, entre outros, e que tenham implementado alguma iniciativa que desenvolva efetivamente boas práticas de gestão.

Modelo habitacional sustentável

A experiência apresentada pela Cohab Minas está dentro do modelo de Gestão para Resultados, implantado na empresa desde 2019. O projeto teve como objetivo apresentar um modelo habitacional sustentável e eficiente, por meio de um planejamento estratégico estruturado, de forma a construir uma alternativa ao modelo atual que dispense a estrutura operacional pesada e com baixos níveis de eficiência.

Entre as estratégias do modelo habitacional sustentável apresentado, está a estruturação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com a carteira de recebíveis dos contratos de financiamento e a estruturação de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) com a carteira de imóveis da Companhia, onde além de o Estado ser o dono de 100% das cotas relativas aos seus patrimônios integralizados, os rendimentos de ambos os fundos serão destinados para uma nova política habitacional em fase final de construção, que visa atender o público alvo da Cohab Minas de forma escalável e efetiva.

Inclusão digital

Outro importante reconhecimento às iniciativas de desenvolvimento socioeconômico promovidas pelo Estado foi o 1º lugar concedido ao Programa Minas Comunica, que levou telefonia móvel a 707 distritos mineiros que não eram contemplados com o serviço, beneficiando mais de 1,17 milhão de pessoas. A ação também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

A Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag reforça que a infraestrutura disponibilizada pelo programa é o pilar para a intensificação da transformação digital promovida pelo Minas Atende, programa estratégico do governo estadual que propõe a transformação e melhoria dos serviços públicos para os mineiros.

Deixe uma resposta