segunda-feira, setembro 20Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

COPASA e Prefeitura dão início ao Pró Mananciais


Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA conta com o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais que tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.

O esforço em realizar ações para preservar os recursos hídricos, em Campos Altos, nas bacias hidrográficas de captação de água para a comunidade está cada vez mais fortalecido. Isto tudo, graças as ações do Programa Pró-Mananciais, implementado no município de Campos Altos pela Copasa em 2018, formalizando um Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA, um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia) – grupo formado no município tem participação em todas as etapas do desenvolvimento do Pro Mananciais – diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações.

Nas primeiras etapas, o coletivo local, realizou no Córrego Engenho da Serra, 8.371 metros de cercamento das nascentes e mata ciliar valor de R$ 173.698,25 na propriedade de Sr. Antônio Eusébio, além de manutenção em 36 bolsões valor de R$15.752,88 na fazenda barreiro.

AÇÕES PROMOVIDAS PELO COLETIVO LOCAL – COLMEIA CONTINUARÃO EM CAMPOS ALTOS

A ideia da prevenção e de antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas, desde a sua nascente até seu ponto de captação, além de estimular a proatividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, num trabalho integrado às políticas públicas locais, ampliam parcerias e a participação das instituições envolvidas, todas as decisões de ações serão deliberadas pelo coletivo, que recebe o nome de COLMEIA, que é o coletivo local de meio ambiente. As reuniões serão trimestrais com os envolvidos no projeto para que o programa possa ser desenvolvido com transparência para a sociedade.

A Copasa conta com equipes regionalizadas de técnicos que compõem a Equipe Socioambiental (ESA) da empresa, responsáveis pela condução do processo de implantação do Pro Mananciais consequentemente a formação dos Colmeias e acompanhamento do desenvolvimento do Programa nos municípios. Além da equipe do ESA, fazem parte do COLMEIA em Campos Altos representantes da Secretárias Meio Ambiente, Educação, Emater, IEF,Rotary, Sicoob e esse ano conta com a participação da câmara municipal, todos interessados em contribuir na recuperação e preservação das bacias hidrográfica que  abastece de água o município de Campos Altos.

 

Deixe um comentário