segunda-feira, setembro 20Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Imagem da igreja de São Jerônimo será restaurada

Imagem centenária de São Jerônimo, bem tombado como patrimônio cultural de Campos Altos, passará por processo de restauração.


Breve descrição do bem cultural:

A Imagem de São Jerônimo, tombada pelo município de Campos Altos como bem cultural móvel, possui uso contemplativo e religioso para comunidade de São Jerônimo dos Poções e pertence ao acervo da Igreja do Distrito, ficando no altar-mor da mesma.

Peça sacra mais antiga do município, com mais de 100 anos, a imagem foi restaurada na década de 1980 com uso de pintura oleosa inadequada. Já em outubro de 2014 foi realizada a execução de procedimentos de conservação, higienização e imunização por restaurador e conservador, contratado pela Secretaria de Cultura.

Entretanto, era necessário o restauro integral da peça, com intuito de corrigir todos os danos e descaracterizações existentes no elemento estrutural, suporte e na camada pictórica.

Trata-se de uma imagem de talha inteira em madeira com as dimensões: Imagem: 1,47cm X 47cm X 46cm; Base: 9cm X 35cm X 30cm; Resplendor: 9,5cm X 9cm. Apresenta estado de conservação REGULAR com ataque insetos xilófagos, afastamentos e perdas de blocos, fissuras, rachaduras, repintura em toda escultura, perda de policromias e sujidades aderidas em toda obra.

Diante da necessidade e pensando em preservar o bem cultural, a Prefeitura Municipal de Campos Altos, através da Secretaria de Cultura e Turismo contratou, através de processo licitatório, a empresa “Duo Restauração e Projetos”, para realizar o restauro completo da Imagem Centenária de São Jeronimo.

E no dia 27 de maio, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins foi à Belo Horizonte, levar a Imagem até a sede da empresa que será a responsável pelo trabalho.

O prazo previsto para o restauro total da peça sacra é de 6 meses. A Paróquia Santa Terezinha e a comunidade de São Jerônimo poderão acompanhar todo o processo de restauro da Imagem, através de um grupo criado no Whatsapp, pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Os recursos utilizados neste projeto são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos, já que, a Imagem de São Jerônimo é tombada como Patrimônio Cultural do município. E estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Deixe um comentário