sábado, outubro 23Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

8ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS – EDIÇÃO 2021

A PREFEITURA MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO TEVE SUA ADESÃO APROVADA E CAMPOS ALTOS PARTICIPARÁ NO MÊS DE SETEMBRO DA 8ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS – EDIÇÃO 2021

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais consiste na realização simultânea de diversas ações de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro, que estão sendo realizadas nos meses de agosto e setembro de 2021, em várias cidades do estado.

A 8ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, em 2021, apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, no ano em que se comemoram os 50 anos do IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e Artístico de Minas Gerais). Tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Campos Altos participou de todas as edições anteriores da Jornada e este ano irá participar da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com a realização da “Live” em comemoração ao 77º Aniversário de Campos Altos e com o lançamento da exposição fotográfica virtual intitulada: “A História da Banda Lira Santo Antônio contada por meio de imagens”. A “Live” acontecerá dia 23 de setembro e será transmitida via Youtube e Facebook.

Veja mais sobre a programação da Jornada do Patrimônio Cultural em Campos Altos abaixo:

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:

Em comemoração ao 77º Aniversário de emancipação política de Campos Altos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoverá uma “Live”, no dia 23 de setembro, de 20 às 23 horas, com transmissão online através do Youtube e do Facebook.

O Evento enfatizará a performance dos músicos da Banda com um repertório de compositores regionais e mineiros. A expressão sonora é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, por seu valor histórico, cultural e simbólico. A “Live” contará ainda, com apresentação de outros artistas locais de estilos musicais diversos.

Com isso, pretende-se sensibilizar os cidadãos de Campos Altos a apoiar e incentivar grupos culturais locais para preservá-los a gerações futuras. Ademais, durante os intervalos das apresentações, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Ferreira Martins, fará o lançamento de uma exposição virtual intitulada: “A História da Banda Lira Santo Antônio contada por meio de Imagens”, que estará disponível no site da Secretaria de Cultura e Turismo e nos canais virtuais oficiais de comunicação da Prefeitura Municipal e da Banda Lira Santo Antônio: facebook e instagram, para interação online com público. A Exposição permanente contará com 360 fotos que retratam momentos diversos da Banda ao longo de sua existência desde sua fundação, em 03 de março de 1955, até os dias de hoje.

Além disso, reverenciando um dos eixos do tema da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas – Edição 2021 – “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”: “Trajetória das Políticas Públicas do Patrimônio Cultural”, o Secretário Rideny, ao longo da “Live”, fará informes comemorativos referenciando ao 77º aniversário de emancipação política de Campos Altos e sua história; aos 50 anos de existência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG; e a atuação de Campos Altos por meio do ICMS Patrimônio/Cultural desde 2001 até a atualidade, enfatizando os 25 anos da criação desse incentivo fiscal em Minas Gerais.

RESULTADOS ESPERADOS:

 Promoção e valorização da Banda Lira Santo Antônio, dos artistas locais e da política municipal de proteção ao Patrimônio Cultural do município. Sensibilização da população quanto à preservação das expressões culturais existentes em Campos Altos. Além de divulgar a memória e história da Corporação Musical por meio da exposição virtual fotográfica.

“A comunidade é a melhor guardiã de seu Patrimônio!”

Deixe um comentário