sábado, outubro 23Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Plano Municipal de Manejo Populacional de cães e gatos

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental promove discussão sobre o Plano Municipal de Manejo Populacional de cães e gatos em Campos Altos

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, setor de Vigilância Ambiental, realizou na tarde do dia 31 de agosto, um encontro para discutir e criar o Plano de Manejo Populacional de Cães e Gatos na cidade de Campos Altos. O crescimento descontrolado de cães e gatos nas ruas é um problema preocupante de saúde pública, devido ao risco de transmissão de diversos tipos de doenças, o que deverá ser combatido por meio de um projeto amplo e discutido pelos diversos setores da sociedade. Para interferir nessa situação e propor melhorias, foi formulado um plano municipal que visa incluir os cães e gatos no escopo de considerações e planejamentos do município em quesitos como preservação, proteção, saúde, segurança e legislação.

O assunto foi amplamente discutido na reunião que aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz de Santa Terezinha. Estiveram presentes o Prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida, o vice-prefeito, Vicente de Paula Mateus, o Secretário de Saúde, Elias Borges e os vereadores, Dulce, Elquy, Waltair e Adamilson Gordo além da equipe de zoonoses da Prefeitura Municipal.

O manejo populacional apresenta quatro linhas de atuação, sendo: O controle populacional de animais das ruas, as leis municipais em defesa dos animas, a educação nos cuidados com os animais e a conscientização da população em relação aos cuidados com os animais. “Estamos trabalhando com afinco afim de controlar a situação de cães e gatos vadios que andam pelas ruas de Campos Altos. Estamos construindo o novo canil, estamos fazendo as castrações e agora abrimos este debate com a sociedade, sempre pensando no bem estar animal e na saúde de nossa população.” Destacou o Prefeito Municipal ao Jornal Campos Altos. O Manejo Populacional de Cães e Gatos é um conjunto de estratégias que visa prevenir a falta de controle e o abandono animal e promover a guarda responsável, estruturados sob a ótica da promoção da saúde da comunidade, do bem-estar animal e do equilíbrio ambiental.

Deixe um comentário