sábado, outubro 23Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Escola em movimento

Escola Estadual Padre Clemente de Maleto se adapta e oferece ensino de qualidade mesmo durante a pandemia


A Escola Estadual Padre Clemente de Maleto continua ministrando suas aulas a distância, por meio do Regime especial de Aulas Não Presenciais – REANP. Neste ano, as aulas têm tido uma dinâmica diferente do ano passado devido à parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Google, que disponibilizou aos professores e alunos o uso de ferramentas que têm permitido que as aulas aconteçam on-line através de vídeo conferência.

Assim como em 2020, o material disponibilizado para as aulas são os PET – Planos de Estudos Tutorados, apostilas fornecidas aos alunos através do aplicativo Conexão Escola 2.0 ou impressas para aqueles que não têm acesso à internet, em especial os moradores da zona rural. O material impresso é enviado e retornado através do trabalho conjunto da escola com a Secretaria Municipal de Educação e o departamento de transportes da Prefeitura Municipal. Toda sexta-feira este material é enviado aos alunos e há a devolução para correção das atividades pelos professores. As aulas on line acontecem em seus horários normais. Outra novidade este ano é que os livros didáticos também foram entregues aos alunos juntamente com o Kit Merenda Escolar.

MERENDA ESCOLAR – É direito de todo estudante da rede estadual de ensino a alimentação na escola e durante o regime de aulas a distância não é diferente. Serão distribuídos cinco kits merenda escolar durante o ano; o primeiro já foi entregue em abril.

PARCERIA ESCOLA/PREFEITURA – A diretora Juliana ressalta a parceria com o poder público municipal: “A Prefeitura de Campos Altos sempre atende aos chamados da escola Padre Clemente. É nossa parceira fiel. Desta vez, está fazendo a limpeza do terreno onde ficava a antiga quadra de esportes. Este espaço está hoje sem serventia porque um projeto do MEC de construção de uma quadra coberta foi abortado e acabamos ficando sem a antiga, já que deveríamos entregar o espaço limpo para a construção da nova. Continuamos em busca de solução para a instalação de um espaço onde nossas aulas de educação física possam se dar em um ambiente propício”

MURO DANIFICADO – Parte do muro da escola na Rua Leonardo Neto está destruída. Tal avaria foi causada pela batida de um veículo cujo motorista ou proprietário não procurou a escola para reparar o dano ao patrimônio público. A escola procurou a Polícia Militar assim que tomou conhecimento do fato e aguarda esclarecimentos. No entanto, já está providenciando a compra de material e contratação de mão de obra para a reconstrução.

VOLTA ÀS AULAS – Embora a volta às aulas presenciais seja ainda uma incógnita, a Escola Estadual Padre Clemente está pronta para receber seus alunos. Foram adquiridos materiais para obediência aos protocolos sanitários como Equipamento de Proteção Individual para os servidores e dispensers de álcool gel. Além disso, o espaço escolar também foi preparado seguindo as exigências de higiene e distanciamento durante a pandemia. Segundo a SEE – MG, tão logo a onda amarela se instale, as aulas presenciais híbridas (ensino presencial associado ao ensino a distância) e opcionais (o aluno poderá optar por assistir às aulas presencialmente ou on line) poderão se iniciar.

Enquanto aguarda novas decisões, a escola segue trabalhando incansavelmente para, apesar de todas as dificuldades, oferecer um ensino de qualidade aos mais de 500 alunos de Ensino Médio em Campos Altos.

Deixe um comentário