sábado, outubro 23Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Reforma e pintura no Santuário de Campos Altos


A Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos continua realizando a reforma e pintura em vários setores do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. As escadarias, passeios, corrimões, gruta, muros, pontos de acesso, entradas das Igrejas e portões existentes no complexo estão recebendo estas melhorias.

Os colaboradores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos estão realizando os serviços que visa proteger, valorizar e melhorar o visual do principal ponto turístico de nossa cidade.

Ainda esta sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo um projeto artístico para os muros que ficam ao lado do acesso da escadaria superior. Este trabalho será realizado pelo artista grafiteiro Inácio Nehmy.

Também foram substituídas as lâmpadas e acessórios que iluminam o Cruzeiro de estrutura metálica. O trabalho completo deve ser concluído até o próximo mês, já que, são vários setores do Santuário que passam pela reforma e pintura.

Os recursos utilizados neste projeto são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos, já que, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora Aparecida é tombado como Patrimônio Cultural de Campos Altos. E estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora Aparecida; constituído pela capelinha antiga (1951), a capelinha de pedra (1966), a Imagem de Nossa Senhora Aparecida (17,10m de altura), o Cruzeiro em estrutura metálica e a primeira Escadaria, foi tombado no ano de 2010, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, devido ao seu valor religioso, histórico e cultural.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins, esteve no local, para acompanhar e fiscalizar as obras, pois, também é presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos e os recursos utilizados na reforma e na pintura são do FUMPAC.

Deixe um comentário