sábado, outubro 23Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Reunião em Uberaba sobre meio ambiente e saúde

Prefeito Municipal e Secretário de Saúde participam de importante reunião em Uberaba e discute assuntos sobre meio ambiente e saúde pública.

O Prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida e o Secretário Municipal de Saúde, Elias Borges, participaram de uma importante reunião com DR. CARLOS VALERA, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande na cidade de Uberaba no dia 09 de agosto, participaram ainda prefeitos e prefeitas de várias cidades da região, vários assuntos foram tratados, os quais listamos; o baixo nível das águas que abastecem os municípios em um período bastante crítico de falta de água nas residências. “O abastecimento de água potável à população deve ser uma política prioritária de governos preocupados com o bem-estar de seus cidadãos”. Cita o Prefeito de Campos Altos, preocupado com a situação vivida nos dias atuais.

Outro assunto tratado no encontro, foi o Tratamento de Esgoto, uma medida de saneamento básico tendo como objetivo acelerar o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada. A origem dessa água poluída se dá através da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias e outros. “A coleta e tratamento de esgotos apresentam alto retorno a saúde como prevenção de doenças e mortes evitáveis, aumentando assim a redução de gastos com o sistema de saúde.” Alerta o Secretário de Saúde, Elias Borges.

Um dos maiores problemas causados pela sociedade moderna é a geração excessiva de resíduos sólidos (ou lixo) e sua disposição final, que deve ser feita de forma adequada a fim de evitar a contaminação do meio ambiente e a disseminação de doenças., essa foi outra questão que foi amplamente discutida na reunião, além das queimadas desenfreadas que são desencadeadas pela população. “Realizamos constantemente o alerta que as queimadas podem trazer sérios problemas ao meio ambiente e a saúde.  As queimadas urbanas de lixos e na zona rural são cada vez mais comuns nesse período seco, por isso o nosso papel está voltado ao combate das queimadas.” Explicou o Prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida.

Por fim, o Chefe do Executivo Municipal, acompanhado do Secretário de Saúde, Elias Borges, trataram com todos os participantes da reunião e ouviram do Promotor DR. CARLOS VALERA que poderá haver uma disponibilização de recursos para compra de insumos para atendimento nos municípios no programa de Castração Animal de cães. Projeto vigente em Campos Altos, que realizou 30 de julho a primeira etapa de castração pelo município. A Prefeitura em breve divulgará uma nova etapa com a disponibilização de recursos e insumos.

Deixe um comentário