sábado, outubro 23Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

cadastramento técnico da rede de abastecimento de água, esgoto sanitário e drenagem pluvial

Empresa PLANAL realiza serviços de cadastro técnico da rede de abastecimento de água, esgoto sanitário e drenagem pluvial em Campos Altos.

O município de Campos Altos receberá o cadastramento dos elementos que compõem os sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. O projeto é financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) com recursos da cobrança pelo uso da água e executado por meio da entidade equiparada à agência de bacia, Abha Gestão de Águas. A previsão é de finalizar o projeto até o final do ano de 2021. 

O objetivo do trabalho é cadastrar os sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais com informações relativas a toda infraestrutura dos sistemas para facilitar a busca do município por investimentos nestas áreas com a aquisição dos dados levantados.  Outros municípios da bacia hidrográfica do rio Araguari também fazem parte do projeto de cadastro de rede (Pratinha, Tapira, Pedrinópolis, Santa Juliana e Serra do Salitre). 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Campos Altos, Carlos Alexandre Mendonça acompanhou a realização do projeto. “O saneamento básico é de suma importância para o município. A partir do diagnóstico realizado pelo CBH Araguari vamos buscar recursos e projetos para melhorias no abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem pluvial”, destacou. 

Para o presidente do CBH Araguari, Bruno Gonçalves dos Santos, o projeto atende a principal demanda da Bacia Hidrográfica. “A execução do cadastramento é uma das etapas iniciais para que o saneamento básico esteja presente em sua totalidade na Bacia. O Comitê cumpre com o seu papel em fazer a gestão das nossas águas com o retorno dos recursos arrecadados em ações que de fato contribuem com a sociedade e o meio ambiente”.

O coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPlan) do CBH Araguari, Sylvio Luiz Andreozzi, esclareceu sobre a importância do projeto. “O CBH Araguari tem a meta de que os 20 municípios da bacia tenham abastecimento de água potável, bem como 100% do esgoto tratado e de recolhimento adequado das águas pluviais. Esse projeto é o caminho para alcançarmos essa meta”, disse. 

O presidente da ABHA, Thiago Alves do Nascimento, explicou que o trabalho é acompanhado pela equipe técnica da agência. “A Abha fez a contratação da empresa que está executando o trabalho nos municípios. Acreditamos que após a finalização do levantamento de dados, os prefeitos terão elementos importantes para a gestão e planejamento no município, além dos dados para apoiar captação de futuros recursos”, finalizou.

Deixe um comentário