sábado, outubro 23Campos Altos - Minas Gerais - Brasil
Shadow

Restauração da Estação Ferroviária

PROJETO DE RESTAURO, COMPLEMENTARES E REQUALIFICAÇÃO ARQUITETÔNICA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E CRIAÇÃO DO “CENTRO CULTURAL DE CAMPOS ALTOS”

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pleiteia a cessão de uso dos prédios da Estação Ferroviária para o munícipio a mais de 12 (doze) anos. Durante todo este período foram realizadas dezenas de reuniões com a FCA, VLi, DNIT e MINISTÉRIO PÚBLICO, nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Uberaba e Campos Altos, para tratar do assunto. E agora, finalmente este sonho esta próximo de ser concretizado.

Tudo isto só foi possível devido ao empenho da atual administração, a luta do Prefeito Municipal; Paulo Almeida e do Secretário de Cultura e Turismo; Rideny Ferreira Martins, junto ao Ministério Público e ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, que instaurou o inquérito civil e realizou várias reuniões entre as partes, para enfim resolver o impasse que existia entre o município e a VLi/FCA. (A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos apresentou o projeto de restauro da estação ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, no ano de 2017).

 A reforma dos prédios da Estação Ferroviária de Campos Altos e seu entorno tiveram início no mês de novembro de 2020 e está sendo baseada no Projeto de Restauro, Complementares e Requalificação Arquitetônica da Estação Ferroviária, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos no ano de 2014.

O projeto propõe novo uso para os prédios da Estação Ferroviária. Após o término da reforma e adequação, o local receberá: museu, memorial da ferrovia e da cidade; escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural; espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local; nova sede para Biblioteca Pública Municipal e espaço multiuso: atendendo um ateliê para oficinas educativas com os artistas, alunos de escolas e demais fazedores de cultura locais e mini auditório. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “Centro Cultural de Campos Altos”.

 Para isto acontecer, ainda é necessário realizar obras de conservação e acabamentos nos prédios da Estação Ferroviária, conforme consta no Projeto de restauração elaborado em 2014, pois trata-se de patrimônio tombado pelo município. E também é preciso realizar as obras de readequação de uso do local. Outro ponto é a formalização oficial da cessão dos prédios ao município que ainda está em processo no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão do governo federal.

Sendo assim, está em andamento um estudo técnico para verificar a viabilidade da demanda do novo uso. No último mês, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny Ferreira Martins, acompanhado pela historiadora Keila Guimarães, e da museóloga Paola Cunha, visitaram os ateliês dos artistas: Dito Leandro, Wagner Cardoso, Tião Pão e Luciano Flausino; a sede da Banda Lira Santo Antônio e a sede da CAPECA (Cooperativa Agropecuária de Campos Altos), para que as técnicas realizassem um breve mapeamento de alguns dos fazedores de cultura e da produção do café, principal produto da economia do município. A finalidade das visitas foi identificar informações gerais a respeito dos trabalhos dos artistas e possíveis acervos para compor a expografia do futuro “Centro Cultural de Campos Altos”.

A próxima etapa é a contratação de empresa para elaborar os projetos das obras de conservação e reuso. Paralelo a tal etapa será elaborado o plano museológico e proposta de expografia, conservação do acervo e medidas de segurança. Feito isso, será realizada a compra do mobiliário adequado para instalação do “Centro Cultural de Campos Altos”.

Como explicado, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem muito trabalho pela frente e um instigante e prazeroso desafio para concretizar a instalação desse inédito equipamento cultural para a cidade de Campos Altos, e fará o possível para entregá-lo o mais breve ao convívio da população.

Confira o que disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Martins, sobre essa importante conquista: “Este é um sonho antigo que temos e batalhamos há anos para conquistarmos. E agora depois de muita luta e empenho estamos conseguindo concretiza-lo. Em breve teremos um “Centro Cultural”, instalado nos prédios da Estação Ferroviária que possuem mais de 100 anos de história e onde se deu o início de nossa cidade. Mais um ponto turístico e de visitação. Toda a cultura de Campos Altos será reunida em um local único, no centro da cidade. Uma grande conquista para o setor cultural, do patrimônio histórico e turístico de nosso município. Ainda temos muito trabalhado a fazer, mas estou muito feliz por conseguir desenvolver mais este grande projeto para Campos Altos”.

Deixe um comentário